Emagrecimento

Emagrecimento

A medicina convencional, de modo geral, visa ao tratamento dos sintomas que o paciente apresenta. Na ortomolecular o objetivo é a prevenção, ou seja, cuidar do que está errado e saber qual a causa dos sintomas. Na medicina convencional se usa substâncias químicas estranhas ao nosso corpo (os remédios alopáticos), e elas podem produzir efeitos colaterais ou causar o aparecimento de outros problemas de saúde. No tratamento ortomolecular são utilizados nutrientes essenciais à vida como vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas, ácidos graxos, lactobacilos e fitoterápicos, e muito raramente pode haver algum efeito colateral.

A partir de uma série de exames, conseguimos descobrir como andam as taxas de vitaminas e minerais do paciente. Assim, dá para entender de onde vêm vontades específicas, como o desejo incontrolável por doces, por alimentos ricos emcarboidratos e assim por diante , explica a especialista.

Uma dieta equilibrada, rica em alimentos frescos, integrais, orgânicos e funcionais, permite que o organismo entre num processo de desintoxicação e eliminação de toxinas acumuladas durante anos de abuso alimentar. Esta dieta faz com que o corpo saia de um ciclo vicioso estimulado por alimentos ultraprocessados, refinados, gordurosos, encharcados de sal, açúcar, corantes, preservantes, aditivos e outros elementos sintéticos, além de agrotóxicos e defensivos agrícolas.

Na dieta ortomolecular há um emagrecimento progressivo e saudável: o paciente aprende a comer e a evitar os erros cometidos anteriormente. Na verdade o objetivo é uma reeducação alimentar, onde se aprende a escolher alimentos ricos em nutrientes, sempre visando o benefício à saúde. Numa dieta ortomolecular o valor calórico é naturalmente menor do que numa alimentação desregrada, rica em alimentos refinados, açucarados, com excesso de sódio e gorduras trans. A perda de peso ocorre de forma espontânea e duradoura e esta dieta deve ser adotada como um programa alimentar para toda a vida.

Benefícios da Dieta Ortomolecular

Além do emagrecimento, uma dieta rica em alimentos frescos, nutrientes e fibras estimula o funcionamento do aparelho digestivo, permite que a reserva orgânica de antioxidantes seja suficiente para combater os radicais livres, colabora para a saúde dos olhos, ossos, articulações, coração e vasos sanguíneos, deixa a pele viçosa e mais bonita, aumenta o vigor, a disposição e o nível de energia. Quando existe uma alteração, como o açúcar ou colesterol alto, por exemplo, a nutrição adequada e o uso de suplementos podem ajudar a reverter o quadro e permitir uma melhor qualidade de vida.

Cardápio

O cardápio montado a partir da filosofia ortomolecular não leva em consideração apenas a ingestão de calorias, proteínas, carboidratos e gorduras, mas também de minerais, vitaminas, bactérias benéficas, fibras alimentares, antioxidantes e fitoquímicos. Devem ficar de fora os alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, os enriquecidos com aditivos artificiais (corantes, conservantes, acidulantes, aspartame, ciclamato, sacarina e glutamato monossódico) e aqueles empobrecidos em nutrientes (pão branco, farinha branca, açúcar, salgadinhos, doces e fast food).

Suplementação

Prescrever suplementos, que, são necessários todas as vezes em que há elevada demanda metabólica ou inadequada ingestão dos nutrientes e fitoquímicos. As fórmulas nada têm a ver com inibidores de apetite.

O objetivo da suplementação é manter as taxas de nutrientes em dia e frear a ação dos radicais livres, substâncias formadas pelo próprio organismo e que, em excesso, acabam sendo prejudiciais. Isso porque elas favorecem o depósito de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos, o enrijecimento das células e a anulação de algumas enzimas.

Contraindicações

A dieta ortomolecular pode ser seguida por qualquer pessoa, incluindo as que sofrem com problemas de saúde, como diabetes e cálculos renais, por exemplo. Não tem nenhum tipo de restrição quanto ao perfil da pessoa, justamente pelo fato de a dieta ser montada a partir de suas características. A suplementação não exerce influência alguma sobre problemas de saúde específicos, como os exemplos citados. Isso porque os medicamentos servem apenas para repor os nutrientes faltantes no organismo.

A Internet possui diversas dietas, muitas mesmo, mas é aí que mora o perigo. As pessoas não são iguais, muito menos possuem o mesmo organismo, o #metabolismo de cada um é diferente, pessoas tem gosto variado, necessidades diferentes e assim, condições de saúde diferentes.

A dieta sem acompanhamento, apenas por oferecer X benefício, sem considerar as particularidades de cada um, pode ser determinante para o sucesso do resultado e para a saúde do indivíduo. Somente um profissional é habilitado a dizer qual a #alimentação é a ideal, ou a melhor forma de perder peso.

Lembre-se que antes de começar qualquer dieta ou atividade física, é imprescindível a realização de exames médicos. Marque sua consulta comigo e obtenha um plano personalizado o meu programa de emagrecimento se apoia em um tripé: Diagnóstico da causa, Planejamento do Tratamento e Atividade Física para maiores informações agende sua consulta.

Agende sua consulta