Longevidade Saudável

Essence Kids - Colônia de Férias

Os maiores culpados pelo envelhecimento (principalmente o precoce) são os maus hábitos. Aqueles que cometemos no dia-a-dia e, em meio à atribulada rotina, nem nos damos conta. Estresse, poucas horas de sono, falta de hidratação, sedentarismo e alimentação desequilibrada são apenas alguns dos hábitos de vida prejudiciais à saúde e, consequentemente, à possibilidade de viver mais e melhor.

Alguns especialistas estimam que a longevidade se deve em cerca de 75% aos hábitos e apenas em 25% aos genes. Estudos conduzidos pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que atitudes como fumar, consumir baixa quantidade de frutas, legumes e verduras, ingerir álcool e não realizar atividade física regular influenciam diretamente no adoecimento da população.

Quando devemos começar?

Em geral, a maior parte da população atinge o ápice da produção hormonal próximo aos 20 anos, sendo que a partir dos 30 anos de idade o declínio hormonal começa a se acentuar cada vez mais. Fase mais interessante de se começar o plano de ação anti-aging.

Em um estudo recente, publicado no New England Journal of Medicine, pesquisadores mostraram ser possível estimular a produção da telomerase com o uso de hormônios sexuais. O tamanho dos telômeros permite aferir a “idade” de uma célula, o que pode ser medido em laboratório. A fim de evitar esse envelhecimento, algumas células conseguem, por meio da telomerase, alongar os telômeros acrescentando sequências de DNA, mantendo assim a sua capacidade de multiplicação e sua “juventude”.

Objetivos de um tratamento que busca prevenção para um envelhecimento saudável:

  • Restaurar os níveis de energia e vitalidade
  • Otimizar a performance sexual
  • Reduzir a gordura corporal
  • Aumentar a massa muscular
  • Aumentar o metabolismo cerebral
  • Elevar a capacidade físico-respiratória
  • Melhora da aparência física
  • Modulação do estresse
  • Menopausa e Andropausa
  • Redução de TPM
  • Longevidade celular (Anti-Aging)
  • Obtenção máxima de qualidade de vida
  • Reduzir o risco de doenças do envelhecimento (câncer, Alzheimer, infarto e etc).

Obs: não existe promessa de resultado, pois todo tratamento depende da resposta individual de cada organismo, além da aderência do paciente em seguir as orientações de mudanças no estilo de vida.

Como modular o Estresse?

A vida moderna exige muito de nós, no entanto devemos redobrar os cuidados para conosco também, visando manter um equilíbrio saudável. A falta de sono, fadiga, dieta inadequada pesam no metabolismo de forma geral. Nada adianta modular hormônios, se não tivermos esses fatores balanceados. Tendo uma visão integral do paciente, modificando o sedentarismo, carências nutricionais, índices inflamatórios conseguimos diminuir o estresse crônico e oxidação celular.

As principais causas de morte estão relacionadas ao estilo de vida, o qual pode ser modificado. O objetivo é ajudar o paciente a diminuir ao máximo estes fatores de mortalidade na prevenção de doenças como infarto no miocárdio, câncer, AVC, doenças pulmonares e diabetes.

A saúde que buscamos é mais do que ausência de doenças, é o equilíbrio entre genética, ambiente e estilo de vida, abrindo caminho para a saúde, bem-estar, beleza e longevidade.

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